O Instituto
Inicialmente batizada com a sigla AME (Acolher, Manter e Esperar) a atual Comunidade Terapêutica Aconchego (CT – Aconchego), iniciou seus trabalhos em 2013 fruto de um sonho de pastores, líderes e membros da Igreja Batista da Esperança (IBE), que após um longo esforço de pesquisa e planejamento fundaram a instituição com o apoio e financiamento da igreja. Desde então, a comunidade terapêutica Aconchego presta um importante serviço a cidade de Itabuna e região no acolhimento e acompanhamento de homens, maiores de 18 anos que possuem algum problema relacionado ao uso e abuso de álcool e outras drogas.
Desde sua idealização a CT Aconchego busca fomentar na vida dos seus acolhidos reflexões visando ampliar o universo informacional, artístico e cultural, bem como o desenvolvimento de habilidades e talentos, fortalecendo a formação cidadã, prezando pelo convívio comunitário, buscando o desenvolvimento de ralações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo entre os acolhidos. As atividades contam com estratégias psicopedagógicas destinadas a garantir a aquisição progressiva de habilidades aos acolhidos, estas possuem um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento da vida em todas as suas esferas: pessoal, social e profissional.
No decorrer dos anos a comunidade se desenvolveu, otimizando seus processos organizacionais e de gestão, o que levou a instituição a se habilitar para processos de financiamento público. Hoje a comunidade conta com parcerias com a SUPRAD (Seperintendência de Políticas sobre Drogas e Acolhimento a Grupos Vulneráveis do Estado da Bahia) e SENAPRED (Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Governo Federal).
A Comunidade Terapêutica Aconchego é norteada pelas diretrizes nacionais vigentes (Lei 10.216/2001; RDC 29/2011 ANVISA; Portaria 3088/2011), assim como por organizações nacionais especializadas na pesquisa e tratamento da dependência química, como a Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT). A CT ACONCHEGO, está devidamente adequada às exigências da resolução RDC ANVISA nº 101/01 e licenciada junto a Secretária de Saúde do estado da Bahia- SESAB.